OFICINAS E MINICURSOS QUE SERÃO OFERTADOS NA XXIV SEMAT/III SICJP
IMPORTANTE: Para se inscrever, acesse: 👉 link de acesso às atividades com inscrições abertas . Depois clique em inscrições abertas e localize nossas atividades.
Título da Oficina/Minicurso |
Ministrantes |
Resumo (elaborado pelos(as) autores(as)) |
Data e horário |
Quant. de vagas |
Minicurso: Aprendendo a Ensinar Matemática com o Multiplano |
Marcia Rosa Uliana |
O Multiplano é um aparelho didático com uma metodologia flexível que possibilita ser utilizado no processo de ensino aprendizagem da Matemática do currículo da educação básica para alunos com e sem deficiência. |
18/06 14h às 16h e 16h20min às 18h |
24 |
Minicurso: Pedagogia social e educação popular numa perspectiva intercultural: formando educadoras(es) ecossócio-políticas(os) para os desafios contemporâneos |
José Flávio da Paz |
A Pedagogia social e a educação popular são abordagens educacionais que se baseiam na participação ativa das pessoas, valorizando seus saberes e experiências, visando à transformação social e à construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Quando combinadas com uma perspectiva intercultural, essas abordagens reconhecem e valorizam a diversidade cultural, promovendo o diálogo e a troca entre diferentes grupos e culturas. Este curso visa capacitar educadoras(es) para atuarem de forma ecossócio-política, ou seja, considerando as interações entre o ser humano e o meio ambiente, bem como os aspectos políticos que permeiam as práticas educativas no espaço escolar e fora dele. Este curso busca oferecer ferramentas teóricas e práticas para que as educadoras(es) se tornem agentes de mudança em suas comunidades, promovendo uma educação mais inclusiva, participativa e comprometida com a justiça social e ambiental. |
18/06 14h às 16h e 16h20min às 18h |
50 |
Minicurso: Atividades Adaptadas para Estudantes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
Francimaura Miranda de Souza e Tatiane Mendes Ferreira |
O minicurso Atividades Adaptadas para Estudantes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), abordará algumas informações, conceito, características, direitos educacionais e algumas propostas de materiais didáticos adaptados para colaborar no processo de ensino aprendizagem destes estudantes. |
18/06 14h às 16h e 16h20min às 18h |
20 |
Minicurso: Psicologia Histórico-Cultural e Educação Especial |
Luanna Freitas Johnson e Jucely da Costa Moreira Marchi |
O minicurso “Psicologia Histórico-Cultural e Educação Especial" tem como finalidade promover a compreensão dos principais conceitos da Psicologia Histórico-Cultural e sua contribuição para a Educação Especial. O professor, como agente mediador no processo educacional, precisa ser subsidiado teórica e metodologicamente para conseguir identificar as possíveis necessidades do aluno, bem como atuar frente a tais necessidades. Caso contrário suas ações podem não contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento do estudante independente das possibilidades e limitações que este apresente. Entendemos que a Psicologia Histórico-Cultural no oferece importante aporte teórico e metodológico para compreender o desenvolvimento humano. |
18/06 14h às 16h e 16h20min às 18h |
20 |
Minicurso: Construções Geométricas e Demonstrações no Geogebra |
Prof. Dr. Marcio Costa Araújo Filho Prof. Me. Narciso Melo Monteiro Claudemir Alves Mendes e Deverson Ferreira Cardoso |
No minicurso "Construções geométricas e demonstrações no Geogebra" pretendemos fazer um breve histórico das construções geométricas com régua e compasso. Em seguida, apresentar a ferramenta gratuita online Geogebra e mostrar que através dela podemos fazer de forma online as construções geométricas que anteriormente eram feitas apenas com régua e compasso. Por fim, apresentaremos duas demonstrações distintas do famoso Teorema de Pitágoras através de construção geométrica utilizando o Geogebra. |
18/06 14h às 16h e 16h20min às 18h |
30 |
Oficina: Matemágicas |
Marcio Costa Araújo Filho; Mirian Saltosque dos Santos e Valder Cezar Izato |
A presente oficina é volta para professores e futuros professores que ensinam/ensinarão Matemática. Nessa oficina apresentaremos algumas Matemágicas, mágicas (truques) através da matemática. O intuito não é só apresentar as Matemágicas, mas sim a justificativa matemática do porquê elas funcionam. Além disso, através da presente oficina pode-se perceber que as Matemágicas podem ser usadas para motivar os alunos a estudarem matemática. |
20/06 8h às 10h |
40 |
Oficina: Ensinando a fatorar usando o Algeplan |
Lúcia de Fátima de Medeiros Brandão Dias |
O Algeplan é uma ferramenta composta por três quadrados e por três retângulos, os quais são usados para ensinar as operações com polinômios além da fatoração de expressões algébricas. Nesta oficina, focaremos no ensino da fatoração. |
20/06 8h às 10h |
20 |
Oficina: Estratégias do Ensino de Matemática para Estudantes Surdos |
Marlos Gomes de Albuquerque; Priscila Rita da Silva; Rosana Ferreira da Silva Bombassaro; Bruna Monteiro Marinho e Zélia Augusta Nicodemos |
É com grande prazer que convidamos para participarem da nossa oficina especial: "Estratégias do Ensino de Matemática para Estudantes Surdos". Esta oficina tem como objetivo explorar estratégias pedagógicas, recursos visuais e abordagens linguísticas que capacitam os professores a promoverem a compreensão e a participação plena dos estudantes surdos em aulas de matemática. |
20/06 8h às 10h |
30 |
Oficina: Da distração ao engajamento: Rotação por estação |
Nilva Gonçalves Moreira Luciana Velto Macari Luana Miranda Engelhardt
|
A Oficina sobre Ensino Híbrido utilizando o Modelo Rotação por Estação é projetada para educadores que buscam inovar e otimizar suas práticas pedagógicas em sala de aula. Através de uma abordagem prática e interativa, esta oficina tem como objetivo explorar as potencialidades do modelo de rotação por estação, oferecendo aos participantes as ferramentas e conhecimentos necessários para implementar efetivamente essa metodologia em diferentes contextos educacionais. |
20/06 14h às 16h |
10 |